sábado, 22 de janeiro de 2011

Ações de Enfermagem em Radioterapia

Ações de Enfermagem em Radioterapia
Introdução
O enfermeiro especialista em radioterapia deve buscar conhecimentos teórico-práticos sobre o tratamento em teleterapia, braquiterapia e radioproteção através de cursos de atualização, reuniões científicas do serviço e participação nos programas de qualidade. Cabe ao enfermeiro traçar metas que assegurem a qualidade da assistência ao cliente oncológico, atuando na prevenção, tratamento e reabilitação relativamente aos procedimentos radioterápicos, através da sistematização da consulta de enfermagem e de cuidados específicos das necessidades básicas afetadas de cada cliente. radioterapia, as principais características dos efeitos colaterais mais freqüentes e as medidas necessárias para diminuir essas toxicidades. Deve-se saber as finalidades do tratamento e se ele será exclusivo ou combinado, para cada sessão individual de cada cliente assistido. Para que tenha condições de orientar o cliente, o enfermeiro, na sua consulta, deve realizar um histórico de enfermagem (em formulário próprio). Esse histórico inclui : Hábitos de vida; Histórico social; Histórico clínico; Histórico patológica pregressa; Exame físicos. As condutas de uma consulta de enfermagem devem estar centradas nesse histórico e nas orientações necessárias sobre o tratamento de radioterapia. Essa orientação individual deve considerar o nível de percepção e instrução do paciente, seu grau de entendimento, seus hábitos de vida e principalmente suas condições de higiene. Estas condições são primordiais para a minimização dos efeitos tóxicos do tratmento. As etapas do tratamento são detalhadas e a importância do comparecimento à revisão médica semanal é ressaltada. Os folhetos informativos são de importância fundamental para que em casa, com maior tranqüilidade e junto com a família, o cliente possa sanar algumas dúvidas. As consultas subseqüentes são importantes para complementar informações que o cliente não tenha captado e para monitorização da pele no tecido irradiado.
Ações Gerais
Parcerias com toda equipe da radioterapia; Atuação em algumas etapas do planejamento terapêutico do cliente; Participação nos protocolos clínicos institucionais; Participação na formação e atualização de profissionais através de aulas teóricas/práticas; Viabilização do cumprimento de algumas normas de radioproteção; Atuação em encontros e congressos para atualização; Participação nos programas governamentais em que a radioterapia esteja incluída; Planejamento e controle de recursos humanos de enfermagem e materiais inerentes ao serviço de radioterapia; Garantia de um cuidado de enfermagem qualificado, seguro, humanizado e individualizado ao cliente submetido a tratamento radioterápico.
Ações de Enfermagem no Tratamento de Teleterapia
A função da equipe de enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem )engloba os objetivos do tratamento, prevenção das complicações e minimização dos efeitos inevitáveis do tratamento. Para que se tenha segurança para desempenhar e em alguns procedimentos delegar ao aux. de enfermagem essas atividades, o enfermeiro deve conhecer os princípios da
Ações de Enfermagem em Radioterapia
Medidas para Minimizar as Reações de Pele
Inspecionar diariamente o local irradiado; Hidratação oral; Alimentação saudável; Lavar a área demarcada, sem esfregar a pele preparando uma água de temperatura normal com espuma de um sabonete hidratante; Tomar cuidado com a força dos jatos de água (chuveiro ou duchas) em cima da pele que está sendo irradiada; Não deixar por muito tempo a pele suada, pois é o suor que faz a tinta da área demarcada clarear; Usar roupas leves, claras, de preferência de malha de algodão, evitando tecidos sintéticos; Não coçar, depilar ou cobrir a pele com fita adesiva no campo de aplicação; Não usar desodorante, talcos ou qualquer outro produto tópico que não seja orientado pelo médico ou enfermeiro; Evitar exposição solar; Não faltar às revisões médicas e as consultas de enfermagem.
antes de cada aplicação. O paciente é orientado a trocar na sala de procedimentos de enfermagem sua cânula metálica. Nos casos de pacientes traqueostomizados, é importante que toda a equipe (médica, técnicos e enfermagem) esteja atenta. Pacientes com cânulas deverão ter prioridade no atendimento, pois o paciente não pode ficar muito tempo com a cânula de plástico devido à estenose. A equipe deve observar sinais de hemorragias e nível de respiração desses pacientes. As crianças também merecem uma atenção especial. A consulta de enfermagem deve ser feita preferencialmente com a mãe e o pai juntos. É importante que a equipe técnica de radioterapia e anestesia (se a criança tiver que ser anestesiada) seja sempre a mesma, para que a criança se sinta segura e confiante.
Procedimentos no Posto ou Sala de Enfermagem e Repouso
Ao longo do tratamento radioterápico há procedimentos específicos de acordo com o planejamento terapêutico do cliente assistido. Numa consulta médica de 1º vez ou numa consulta de mesa redonda, pode haver a necessidade da administração de alguma medicação no paciente, de urgência ou não, o que é feito pela equipe de enfermagem que estiver na sala. A administração dessas medicações pode ser via oral, intra-muscular ou venosa, ou simplesmentuma reposição hídrica. Pode haver a necessidade de reposição ou colocação de sonda, enteral ou vesical, que também poderá ser feita pela equipe nessa sala. Durante o tratamento, dependendo da área tratada, poderá haver a necessidade de realização de curativos, com trocas diárias, que também é feita pela equipe de enfermeiros da sala. Para os pacientes de cabeça e pescoço é fundamental a troca da cânula de traqueostomia
Ações de Enfermagem no Tratamento de Braquiterapia
A consulta de enfermagem também é importante para a realização do tratamento de braquiterapia (alta taxa ou baixa taxa). Um cliente bem orientado se sente mais seguro e com isso colabora e participa mais para com o tratamento. A consulta de enfermagem segue os mesmos princípios da consulta de radioterapia, dando ênfase nas etapas do procedimento, duração do tratamento, nº de inserções,observação dos efeitos colaterais possíveis, orientações para internação ou não, dependendo do tipo de procedimento que irá ser realizado, tudo isso em formulário próprio. É necessária a presença constante de um enfermeiro no setor de braquiterapia, devido às especificidades dos procedimentos. O risco de hemorragias, paradas cardiorespiratória e outras urgências requer atuação de profissionais qualificados para o atendimento. O agendamento do paciente tem que ser sistematizado e testado constantemente pelo
Ações de Enfermagem em Radioterapia enfermeiro. Muitas vezes se faz necessário uma triagem e a avaliação para a condução dessa agenda. Outro ponto muito importante é o acondicionamento, limpeza, esterilização e manutenção de todo instrumental específico para o tratamento de braquiterapia. E isso é tarefa também da equipe de enfermagem, que tem que estar treinada no manuseio e técnicas de esterilização para cada tipo de material. Durante o procedimento, o enfermeiro tem que assistir o paciente e estar atento para : Posicionar o paciente na mesa de tratamento; Preparar material necessário para cada tipo de procedimento (aplicadores, anéis, agulhas, cateteres ,etc.) e, se necessário sondar o paciente (via vesical); Auxiliar o médico durante a inserção dos aplicadores; Informar o cliente do início e duração da aplicação; Observar o paciente pelo circuito interno durante a aplicação. A participação nas reuniões científicas do serviço para discussão e análise dos casos, a atenção para a história clínica do cliente, exames, programação terapêutica, estudos radiológicos, seleção dos aplicadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário